- Publicidade -
CoronavírusContrariando Doria, fase vermelha passa a valer apenas na segunda em São Carlos

Contrariando Doria, fase vermelha passa a valer apenas na segunda em São Carlos

A região de São Carlos foi a única a regredir no Plano São Paulo. Prefeitura justificou que a medida foi tomada para não prejudicar o comércio

- Publicidade -

Região regrediu a passou para a fase vermelha do Plano São Paulo. Foto: Divulgação / Governo SP

- Publicidade -

O Governo do Estado atualizou nesta sexta-feira (05/02) as fases do Plano SP para todas as regiões do estado. A maioria dos municípios que estavam na Fase 3, chamada de Laranja, caso de São Carlos, agora passa a ter mais restrições, sendo classificada na Fase Vermelha, ou seja, com restrição total, podendo somente funcionar farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. A Prefeitura de São Carlos vai manter o município na Fase Laranja neste fim de semana 

Os demais serviços não essenciais só poderão atender em sistema drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. A determinação do Governo do Estado de São Paulo se deu pela preocupação do aumento de casos de infectados somado a grande ocupação de leitos de UTI na região que compõe a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), da qual São Carlos e outros 23 municípios fazem parte. 

Portanto na fase vermelha não podem funcionar academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais. O consumo local em bares está totalmente proibido. Nas lojas de conveniência só pode a venda de bebidas alcoólicas entre 6h e 20h em todos os 645 municípios. Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos devem ser cumpridos com rigor. 

Como para o fim de semana já estava liberado, pelo próprio Governo do Estado, que na última terça-feira (03/02) suspendeu as restrições do Plano São Paulo no sábado (06) e domingo (07) para os municípios da fase laranja, liberando o atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais, das 6h às 20h, a Prefeitura de São Carlos decidiu somente iniciar a Fase Vermelha na segunda-feira, dia 8 de fevereiro. 

“O comércio já estava preparado, os funcionários não foram dispensados, principalmente o pessoal que trabalha com alimentação já adquiriu os produtos para atender nesse sábado. Sempre o Governo do Estado muda a fase na segunda-feira após o anúncio, por isso esperávamos essa mudança para a próxima semana. Mas reforçamos que as restrições impostas na Fase Laranja, ou seja, o consumo local em bares está proibido e o comércio pode funcionar por 8h, não podendo ficar aberto após às 20h, continuam valendo, só neste sábado. A partir de segunda-feira somente os serviços essenciais. Pela primeira vez, desde o início do Plano SP, vamos atrasar 24h para o cumprimento integral das medidas. Mas a Força Tarefa estará nas ruas, não vai ter folga”, esclarece o prefeito Airton Garcia. 

- Publicidade -

A Prefeitura de São Carlos vai publicar em edição extra do Diário Oficial do Município, ainda neste sábado (06/01), decreto municipal que dispõe sobre o início da Fase Vermelha no munícipio, seguindo todas as demais regras estabelecidas pelo Plano SP. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -