Os coveiros do Cemitério Municipal de São Carlos (SP) receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 na quarta-feira (31). A medida foi uma solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos de Autárquicos (Sindspam) do município.
De acordo com o sindicato, desde o início da pandemia, os funcionários dos cemitérios têm trabalhado ininterruptamente nos últimos meses, principalmente neste momento, com o crescimento dos casos da doença na cidade.
No dia 17 de março, o Sindspam encaminhou um ofício à Secretaria de Saúde e ao Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus solicitando a inclusão da categoria no grupo prioritário.
Para o sindicato, os coveiros estavam igualmente expostos aos corpos das vítimas da doença, além do contato durante o enterro com familiares das vítimas que potencialmente fazem parte do grupo de risco.
Além dos coveiros, agentes do sistema funerário que têm contato com cadáveres potencialmente contaminados também estão sendo imunizados.
Agentes de segurança serão vacinados em São Carlos
COVID-19: São Carlos antecipa vacinação para idosos de 68 anos
Vacinação contra Covid-19
Nesta quinta-feira (1º) a vacinação continua para a faixa etária dos 69 a 71 anos ou mais, porém também somente nos postos volantes da FESC e do Luisão, das 8h às 13h.
Em virtude do ponto facultativo decretado nesta quinta, as unidades de saúde não estarão abertas. Também podem receber a vacina os idosos e profissionais que já precisam receber a segunda dose da imunização.
Entre os idosos de 69 a 71 anos, já foram aplicadas 5.142 doses da vacina, o que corresponde a 96,1% do público alvo, já que a previsão é imunizar 5.350 pessoas.