São Carlos teve aumento de 36% na média diária de novos casos de Covid-19 na comparação com a média de novembro.
Balanço quinzenal divulgado nesta quinta-feira (16) pela Vigilância Epidemiológica mostra que houve aceleração no número de casos na cidade. Os 15 primeiros dias de dezembro representaram 68% dos casos confirmados ao longo de novembro inteiro. Se manter o mesmo ritmo até o fechamento do mês, São Carlos pode ter o primeiro aumento absoluto no número de casos desde outubro.
Dados oficiais mostram, ainda, predominância de jovens entre 18 e 30 anos entre os diagnosticados com Covid-19 nos últimos 15 dias, com 38 casos. O público de 51 a 60 anos aparece como o segundo com mais diagnósticos e soma 17 casos.
Entre os bairros, o Cidade Aracy é o que tem mais notificações, com 142 nos últimos 30 dias. O Centro vem na sequência, com 92.
Houve também aumento do número de óbitos pela doença, considerando a média diária e os números absolutos. Em novembro houve uma morte a cada dez dias, razão que passou para uma a cada três neste mês. A 16 dias do apagar as luzes do mês, São Carlos está a um óbito de dobrar a quantidade do mês passado.
Nos últimos 15 dias houve aumento de 2,8 pontos percentuais na proporção de positivados entre os exames de Covid-19 realizados via Sistema Único de Saúde. O percentual médio nos últimos 15 dias de novembro era de 9,0% e chegou a 11,8% na primeira quinzena de dezembro.