Nesta quarta (23), um em cada três pacientes que esperam por leitos de UTI é de São Carlos. Segundo o Departamento Regional de Saúde (DRS-3), há 21 pessoas esperando vagas em toda a região que abrange São Carlos e Araraquara.
Dos sete moradores de São Carlos que esperam por leitos de UTI, cinco estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outros dois no Centro de Triagem. O total representa aumento na comparação com ontem (22), quando eram cinco pessoas na fila por UTI.
Entre os pacientes que estão esperando vagas estão pessoas de Porto Ferreira (3), Araraquara (2), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (2), Taquaritinga (2), Américo Brasiliense (1), Tabatinga (1) e Ribeirão Bonito (1).
Já entre os pacientes que aguardam leitos de enfermaria, 33% são de São Carlos. Ao todo, são duas pessoas de um total de seis da região. Ainda há pacientes de Taquaritinga (2), Boa Esperança do Sul (1) e Araraquara (1).
Sediado em Araraquara, o DRS-3 é responsável por 24 municípios da região e, por meio do sistema da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) gerencia o atendimento de pacientes em diferentes hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre rede pública e privada, há 203 leitos de UTI para adultos e cinco de UTI pediátrica, além de 411 leitos de enfermaria adulta e 16 de enfermaria pediátrica na região.
A taxa de ocupação de leitos na região está em 98,46%, segundo a gestão do distrito sanitário. Na rede privada, a situação não é das melhores, com 86,3%.