A pandemia de Covid-19 no Estado de São Paulo iniciou o processo de redução do número de casos, internações e óbitos. O anúncio foi feito pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) na tarde desta sexta-feira (23), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
“Pela primeira vez depois de dois meses de alta, o Estado apresentou queda de 23% no número de óbitos da Covid-19. É a primeira vez em que os três indicadores de casos, de internações e óbitos estão em queda. Graças ao avanço da vacinação, às medidas do Plano São Paulo e ao apoio da população estamos colhendo resultados desse esforço coletivo”, afirmou.
Segundo o governo paulista, o número de casos teve queda de 14,3% na semana epidemiológica e o de internações caiu 6%. Já o de óbitos teve a redução mais expressiva, com redução de 23,6%. As autoridades paulistas afirmam que as restrições máximas da fase emergencial contribuíram com a redução dos indicadores.
Segundo o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, é a primeira vez que uma redução do número de novas mortes é notada pelo Estado, “lembrando que o óbito vai ser visto mais tardiamente na pandemia”.