O eletricista de 30 anos que foi internado e intubado na Santa Casa de São Carlos (SP) por conta de complicações da Covid-19, em março, teve alta na última sexta-feira (2), após 18 dias. Ele tinha medo de morrer sem poder conhecer o filho.
O caso de Robert Chaves recebeu repercussão nacional quando um vídeo mostrou o momento em que os médicos tentavam tranquilizá-lo no momento da intubação, pois 20 dias antes ele tinha recebido a notícia da gravidez da esposa.
“Vamos fazer de tudo. Vai dar tudo certo, tá? Ele quer conhecer o filho, e vai”, disse o médico que o atendia, o nefrologista e intensivista Luiz Oliveira na ocasião.
“Quando eu deitei ali, eu falei: ‘vou entregar minha vida para a equipe daqui’. Deu certo. Agora é família e esperar o meninão chegar, ou meninona, não sei”, comemorou Chaves ao receber alta na sexta.
Grávida de 2 meses, a assistente administrativa Emília Aparecida Miguel Chaves se emocionou ao rever o marido e relembrou todo o pesadelo vivido pela família. “Muito difícil, a gente perde o chão, fica sem saber o que vai ser. Eu entreguei nas mãos de Deus e confiei na equipe médica. Ele venceu, mas não é uma luta fácil. É uma alegria inexplicável. Agora uma nova vida se Deus quiser, estamos nascendo de novo”, disse.
Parentes e amigos receberam Robert com comemoração na saída do hospital. “A alta deixa a mim e toda a equipe bastante feliz. Mostra que o sucesso vem pelo empenho de cada um de nós. Mostrar que a falta de insumos nos deixa cansados, estressados, porém o empenho de cada um de nós faz com que consigamos obter sucesso. A gente acorda de manhã para ter momentos felizes como esse”, disse Luiz Oliveira, coordenador médico da UTI Covid da Santa Casa.
*Com informações do G1 São Carlos e Araraquara.