A rede privada dos hospitais de São Carlos (SP) está registrando altos índices de atendimentos e testagem para Covid-19 no município. Em 25 dias, duas unidades já superaram a marca de 13 mil atendimentos, além do aumento da procura por testagem.
Logo no início da semana, a rede pública anunciou mudanças no protocolo de testagem em decorrência da falta de testes. Entre os privados, apenas um hospital da cidade compartilha essa falta.
Para entender a situação nas duas esferas, o portal acidade on entrou em contato com os principais hospitais da cidade. Entenda o posicionamento de cada um abaixo:
Unimed
O hospital alterou seu protocolo de testagem dos beneficiários em 15 de janeiro, e desde então segue priorizando a aplicação do teste apenas em casos graves e fatores de risco. A unidade reforçou a escassez de testes no mercado e salientou que continua empenhando esforços para a aquisição.
Em novembro de 2021, o hospital registrou 2.203 atendimentos de síndrome gripal no pronto atendimento. No mês seguinte, foram 3.893 atendimentos. Em janeiro deste ano, no entanto, houve uma disparada preocupante de 161,3% no atendimento, e em 24 dias, foram 10.173 atendidas.
Norden
Segundo o hospital, o início do novo aumento de casos de síndrome gripal emitiu um “alerta interno” na logística para que não faltassem testes para os pacientes. Neste momento, a unidade segue realizando testes rápidos de antígeno e não há falta dos insumos.
O fluxo de atendimento na unidade funciona de dois caminhos. O paciente tem a opção de fazer somente o teste rápido de antígeno, cujo resultado sai de 15 a 20 minutos, ou pode passar por atendimento médico, onde coleta o teste e realiza outros exames para verificar a condição clínica.
Segundo a unidade, em dezembro foram realizados 2.116 testes de Covid-19 e 612 testes de influenza. Em janeiro, já foram 2.745 testes de Covid e 214 testes de influenza. Em relação ao atendimento dos pacientes, a média é de 150 pessoas por dia, uma soma que supera os 3,7 mil.
Hapvida
A Hapvida Saúde não registra falta de testes neste momento e informou que segue as diretrizes da Agência Nacional de Saúde (ANS) para a detecção da Covid-19 e fornecimento de atestado em caso de paciente positivado.
Atualmente, os testes rápidos são ofertados nos atendimentos de urgência, conforme a avaliação da necessidade clínica feita pelo profissional médico. Para atendimentos eletivos, realizado com hora marcada, os testes rápidos para detecção do antígeno estão sendo feitos no pronto atendimento, também conforme avaliação.