Supermercados de São Carlos (SP) tiveram movimento intenso neste sábado (30), dia de comércio não essencial fechado por conta da fase vermelha do Plano São Paulo. Em um atacarejo houve filas para entrar, por conta do controle do número de clientes dentro da loja.
A reportagem de ACidade ON esteve em três estabelecimentos de São Carlos. Em dois deles havia movimento intenso e dificuldade para estacionar, mas os caixas não tinham filas.
Em um atacarejo situado na rodovia Washington Luís (SP-310), uma longa fila foi formada. O controle de acesso fazia com que pessoas esperassem do lado de fora, na sombra, a vez para entrar. Uma das pessoas era Andersou Soares, de Pirassununga (SP). “Tenho a expectativa de que não esteja tão cheio lá dentro e que a fila seja só aqui fora mesmo”, comenta.
O mecânico Odair Vieira, morador da vila Carmen, reclamou do comportamento de clientes dentro da loja. Muitos não respeitam o distanciamento, mesmo com marcações no chão. “O próprio povo não tem noção. As filas lá dentro estão enormes também. Acho que agora está maior do que o costume. Querem fazer o fechamento de comércio e acaba complicando, pois quem precisa comer vem tudo no mesmo horário”, relata.
Em outro atacarejo da cidade, na rua Miguel Petroni, Dabana Namone, do Jardim Cruzeiro do Sul, saiu com pequena compra e enfrentou filas. “Levei de uns 20 a 30 minutos, o atendimento demorou um pouquinho, mas é porque ei fiquei pesquisando lá dentro”, comenta.
Neste final de semana e no próximo, o Estado de São Paulo está com restrições na abertura do comércio. A fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos. A medida vale até segunda-feira (1º) pela manhã.
Veja também:
Surto de Covid em asilo faz mais duas vítimas em São Carlos
Operação flagra bares abertos e aglomerações em praças de São Carlos
Bolsonaro defende Pazuello e diz que ministro é ‘tremendo de um gestor’