- Publicidade -
CoronavírusEstado vai distribuir 1 milhão de testes rápidos para os municípios

Estado vai distribuir 1 milhão de testes rápidos para os municípios

Segundo João Gabbardo, do Centro de Contingência, a ideia é migrar sistema de abre e fecha para protocolo de testagem constante em São Paulo

- Publicidade -

Governo do Estado quer ampliar a testagem em São Paulo. (Foto: Agência Brasil)

O governo do Estado vai distribuir 1 milhão de testes rápidos de Covid-19 para os municípios em uma tentativa de aumentar o isolamento de infectados pela doença, assim como os contactantes. As cidades deverão receber os testes após adesão e compromisso de seguir critérios estaduais.

- Publicidade -

Em anúncio realizado durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta quarta-feira (26), a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que o momento requer cautela e respeito às regras do Plano São Paulo. Os municípios deverão reforçar suas estratégias para diminuir a transmissão do vírus.

“As cidades deverão reforçar estratégia de monitoramento de contatos e ampliar medidas restritivas quando necessário”, afirmou.

A ideia do governo do Estado é tornar a testagem uma “pedra de toque” no relaxamento e endurecimento das restrições da quarentena. Com dados em mãos, é intenção é deixar mais nas mãos dos gestores municipais o abre e fecha da economia, com base nos índices verificados.

“Haverá um termo de adesão aos protocolos de testagem para isolamento e acompanhamento de contatos. Vamos abrir por dez dias para adesão dos municípios. E depois distribuir esses testes rápidos”, explica.

Com mais testes na esfera pública, o governo busca aumentar a testagem em ambientes de trabalho. Com o Testagem SP haverá reconhecimento às empresas que realizarem testes entre os funcionários. As empresas devem assinar protocolo, responder questionário e passar a testar os empregados. Um selo que atesta o cumprimento de protocolos é disponibilizado pelo Estado.

- Publicidade -

A nova estratégia do governo do Estado no combate à pandemia de Sars-CoV-2 foi explicitada pelo coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, é tentar uma substituição de um modelo por outro.

“Aos poucos vamos substituindo uma metodologia de abrir e fechar setores econômicos e empresas para um monitoramento mais inteligente, com maior qualificação, com tudo o que aprendemos nessa pandemia”, relata.

A estratégia de testagem em massa vem sendo sugerida há tempos por epidemiologistas e especialistas da saúde como uma das estratégias de combate à Covid-19, mas nunca foi colocada em prática no país. Houve algumas tentativas em maior ou menor medida em alguns municípios.

Novas tecnologias mais confiáveis e mais baratas entraram no radar do governo do Estado que decidiu investir na iniciativa.

“Essa ampliação de testagem, com capacidade de fazer testagem rápida, muito mais barata e melhor, com uma logística muito mais simples do que o RT-PCR. Nós vamos poder aumentar a testagem em pessoas sintomáticas, sintomáticas leves e contatos, além de colaboradores das empresas”, comenta.

Com testes rápidos e em maior volume, o governo espera que as prefeituras identifiquem e isolem pessoas infectadas, reduzindo a circulação das pessoas e do vírus na comunidade.

Eventos-teste
O governo também deu mais detalhes sobre os eventos-teste que serão realizados ao longo dos próximos dois meses.

Serão quatro eventos sociais, uma feira de negócios, duas feiras criativas e três festas na capital e interior do estado, entre junho e julho.

Serão pilotos com diferentes tamanho de públicos, protocolos de biossegurança e foco na testagem imediata para todos, mais o monitoramento de contatos, segundo a gestão estadual.

O governo também lançou um curso de biossegurança, com 3 mil vagas, por meio do Via Rápida Emprego, para capacitação de mão-de-obra em bares, restaurantes e eventos. O governo quer alcançar desempregados em busca de vagas de trabalho e pessoas que já têm emprego e querem atualização.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -