A flexibilização do uso de máscaras pode ocorrer dentro de duas semanas, caso a tendência de redução de indicadores de internações por Covid e óbitos se mantenha, afirma o governo do Estado.
Na quarta-feira da semana passada (10), o governador João Doria e o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmaram que anunciariam hoje as medidas de flexibilização, o que não ocorreu.
Questionados por jornalistas presentes na coletiva de imprensa, os coordenadores afirmaram que a decisão deve ocorrer assim que São Paulo atingir os quatro indicadores avaliados.
“Precisamos caminhar um pouco mais. Estamos reduzindo, como foi apresentado, os indicadores de internações, casos e óbitos. É provável que nos próximos 10 ou 15 dias tenhamos uma situação que permita essa liberação”, afirmou Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico de SP.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, São Paulo somou 1.396 casos de Covid-19, 46,8% a mais do que na semana epidemiológica anterior, quando foram anotados 951 casos. Apesar do aumento, o número coloca a atual semana dentro da média da anteriores.
“Acredito que os quatro indicadores (da pandemia) sejam atingidos ainda em novembro, provavelmente na última semana. Ocorrerá se mantivermos a tendência dos últimos números apresentando nas últimas semanas”, afirma.