O mês de maio foi de disparada nos números de casos e mortes por Covid-19 em São Carlos. As infecções oficialmente reportadas aumentaram em quase 300%, de acordo com os dados disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica da cidade.
Com 3.448 casos deste mês, frente aos 846 contados em abril e os 953 em março, maio figura como o segundo mês com mais contaminação pela doença em 2022. Janeiro, cenário pós-festas de fim de ano, está na liderança, com 5.965 positivados.
Na média diária, São Carlos contou 111 casos da doença a cada 24 horas, média superior aos 28 calculados em abril. Neste mês, a cidade praticamente somou 4,6 casos a cada hora.
O número de óbitos aumentou em mais de três vezes, com 10 perdas registradas no período. Há um mês, no fechamento de abril, a totalização era de três mortes.
Evolução semanal
A média diária da última semana mostra diminuição da evolução de casos da Covid-19 no município. Entre os dias 26 e 31, São Carlos contou, na média, 161 casos da doença, redução de 23% do índice diário dos sete dias imediatamente anteriores, quando foram reportados 180 positivados a cada 24 horas.
Apesar da redução, a média diária dos últimos seis dias está em patamar acima do contabilizado nas semanas anteriores, quando a razão “frequentava” faixa dos 60 a 75 casos diários.
Reação à alta de casos
Com a disparada nas contaminações, o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus decidiu voltar a obrigar o uso de máscaras em repartições públicas.
A vacinação no município continua. Últimos números do Vacinômetro do governo do Estado mostram 635,2 mil vacinas aplicadas desde o começo da campanha. 232,8 mil pessoas receberam ao menos uma dose da vacina. A cobertura da segunda dose é de 223 mil pessoas; a terceira chegou a 171,3 mil moradores.