A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) começou no início da pandemia um projeto de divulgação dos estudos científicos, principalmente relacionados à Covid-19. Em um ano, a plataforma Informa SUS tornou-se o maior projeto web da universidade.
Desde meados de março de 2020, 769 iniciativas científicas já foram divulgadas na plataforma. São pesquisas que partem de várias áreas – da saúde às ciências humanas e sociais, com o objetivo de apresentar maneiras de intervenção à pandemia, auxiliando a população de diversas formas.
Em um ano, a plataforma recebeu cerca de 130 mil leitores das pesquisas, de cem países diferentes. Presente também em todas as redes sociais, o projeto chegou a cerca de 50 mil pessoas.
Veja mais notícias de São Carlos e região
Para o professor do departamento de Medicina da UFSCar e coordenador do Informa SUS, Gustavo Nunes de Oliveira, o país precisa mais do que nunca de divulgação da ciência, até mesmo para que as pessoas saibam diferenciar o que tem base e o que não se sustenta pelos estudos científicos.
“Acho que a pandemia traz um grande desafio nessa questão do enfrentamento da guerra comunicacional, aquilo que a OMS chamou de infodemia, então o excesso de informação e as contradições entre as informações que circulam e o cenário de contradição também em termos de crenças, posições políticas, acaba circulando muito por dentro d discussão da informação disponível a respeito de cuidados ou políticas ou estratégias de controle dessa crise trágica enorme que a gente está vivenciando com a pandemia, mas traz a tona um problema muito antigo, que é a separação entre conhecimento científico e popular”, explicou.
Segundo o professor, é importante que a notoriedade das pesquisas faça com que os estudos sejam mais valorizados no país, algo que não acontece atualmente e que preocupa constantemente.
“Nós todos que estamos atuando no combate à Covid-19, no enfrentamento da pandemia e das suas consequências no Brasil, estamos trabalhando apesar do governo, apesar do governo federal, de muitas áreas dos governos estaduais e apesar também de muitos esforços contrários de governos municipais, com valorização, por exemplo, de práticas que produzem danos como a questão do KIT Covid que esta virando polêmica na cidade”, disse.
Para consultar todas as pesquisas divulgadas pela Universidade Federal de São Carlos, é só acessar o site Informa SUS. Nas redes sociais, é só procurar por Informa SUS UFSCar.