A média diária de novos casos de Covid-19 nos primeiros dias de 2022 está quase 9 vezes maior do que no encerramento de dezembro.
Os números são da Vigilância Epidemiológica de São Carlos e mostram que o município somou 57 casos, na média, entre 1º e 5 de janeiro deste ano. Em dezembro, eram 6,2 novas confirmações. São 793% a mais.
Em 2022 o município somou 286 casos da doença e já superou todo o acumulado do mês passado. O total de janeiro se aproxima da soma dos meses de novembro e dezembro, quando o total de novas infecções oficialmente registradas chegou a 317.
Ontem, São Carlos contou 134 casos de Covid-19. Nos últimos dias, o sistema de saúde pública local tem recebido pressões de demanda que levaram a Secretaria de Saúde a reinstalar o Centro de Triagem no Ginásio “Milton Olaio Filho”. No primeiro dia de funcionamento o espaço ficou lotado de pacientes.
“Nós esperávamos sim o movimento, de acordo com o sufocamento dos atendimentos nas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento]”, afirmou o secretário de Saúde, Marcos Palermo.
Além da Covid-19, postos de saúde estão recebendo demanda de pacientes de outras síndromes gripais, a principal delas é a gripe, assunto tratado oficialmente pela pasta da Saúde como surto. Nos primeiros dias de janeiro até ontem, São Carlos teve 226 casos positivos para o vírus Influenza.