O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou na manhã desta terça-feira (15) dois casos da variante deltacron no Brasil. Os pacientes infectados estão no Pará e Amapá.
A nova variante foi confirmada na semana passada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e teve esse nome escolhido por combinar características genéticas das cepas delta e ômicron.
Em conversa com jornalistas na porta do Ministério da Saúde, em Brasília, Queiroga afirmou que o serviço de genômica identificou casos nos dois estados. Com a identificação, a situação será monitorada.
Queiroga reforçou a importância da terceira dose da vacina contra a Covid-19 de forma a barrar casos mais graves da enfermidade. Em São Carlos, 56,8 mil pessoas não tomaram a dose de reforço.
Deltacron
A nova variante foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Pasteur, da França. O sequenciamento foi enviado para um banco de dados internacional que centraliza as sequências genéticas de todas as variantes do coronavírus.
Ao anunciar a descoberta da variante deltacron, a OMS ressaltou que a pandemia de covid-19 está longe de acabar. Segundo o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, é preciso garantir que o estado pandêmico seja superado em todos os lugares do planeta.
*Com informações da Agência Brasil.