São Carlos (SP) registrou na noite de segunda-feira (15) mais um óbito por Covid-19 em paciente que aguardava por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desta vez, a vítima foi Odete Vino, de 72 anos. A cidade soma 167 óbitos pela doença.
A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde Marcos Palermo, em entrevista à CBN São Carlos. A paciente estava estabilizada no Centro de Atendimento e Triagem (Covidário) instalado no Ginásio Milton Olaio Filho.
“Lutamos por toda essa situação, mas infelizmente não conseguimos um leito para a Dona Odete. O óbito aconteceu por volta das 21h. Ela não suportou o processo de intubação, teve uma parada cardiorrespiratória e nós a perdemos. Eu passo em todas as unidades antes de encerrar o dia, hoje às 4h estava lá também”, disse.
Os dias têm sido intensos e preocupantes no município. De acordo com Palermo, a luta é constante para conseguir leitos de UTI e enfermaria aos pacientes da cidade que estão com Covid-19, sejam elas em situação de baixa ou alta complexidade.
“Essa é a primeira prioridade, apesar que durante a madrugada conseguimos vagas para leitos de enfermaria para alguns pacientes, inclusive os que estavam na Santa Felícia. De quatro pacientes, conseguimos transferir três, e um agora pela manhã. O problema estava na UPA da Vila Prado, que eu estava com dois precisando de leitos de UTI e não tinha, e a Dona Odete que também precisava. Porém, devido a complexidade e a evolução da doença, ela não resistiu. Mas alguns conseguimos transferir”, relatou.
O secretário ainda comenta que há dificuldade para remoção dos pacientes para outros hospitais, já que as UTIs estão em 100% de lotação também em outras unidades do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-3).
“No último relatório que obtive por volta das 0h eram 47 pessoas aguardando leitos no DRS-3, das quais 19 estavam intubados. A gente tem a dificuldade não só aqui, mas como toda a região e todo o Estado. Pessoas de outras cidades estão implorando vagas e leitos aqui, mas infelizmente não conseguimos ajudar”, explicou.
Internações e ocupação
De acordo com a Fundação Seade, o DRS-3 estava nesta segunda-feira (15) com a taxa de ocupação de UTIs em 97,9%. Nesta terça (16), no entanto, o índice caiu para 94,5%.
Em São Carlos (SP), de acordo com o boletim da prefeitura, estão internadas 110 pessoas, sendo 48 adultos na enfermaria e outros 57 na UTI de hospitais públicos ou privados. A taxa de ocupação de leitos UTI/SUS está em 100%.
Ainda segundo a prefeitura, 10 pacientes com resultado positivo para Covid-19 estavam em leitos de estabilização na segunda (15), sendo quatro na UPA da Vila Prado, dois na UPA do Cidade e quatro no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho, aguardando transferência para hospitais públicos.