- Publicidade -
CoronavírusNúmero de internados em UTI Covid cresce em São Carlos

Número de internados em UTI Covid cresce em São Carlos

Média diária de crianças hospitalizadas também aumentou; atendimentos a moradores de outros municípios em hospitais local caem

- Publicidade -

Internações por covid-19 ainda preocupam (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Carlos (SP) teve aumento de 13,3% na média diária de ocupação de UTIs, na comparação entre maio e junho. Houve também crescimento no número de crianças com Covid que precisaram de hospitalização.

Os dados foram obtidos nos relatórios diários divulgados pela Prefeitura de São Carlos. Foram comparados os números das terceiras semanas de maio e junho, um intervalo de 28 dias.

- Publicidade -

Segundo o levantamento, na terceira semana de maio a média de internação estava em 57, contra 64,6 na semana passada. Na prática são quase oito pacientes a mais internados em estado mais agravado da doença.

Os números de internação em UTI Covid englobam tanto leitos pagos pelo Sistema Único de Saúde quanto os privados. Dos 64 leitos de terapia intensiva em operação na cidade, 30 estão na Santa Casa, 14 no Hospital Universitário e 20 na Unimed. A cooperativa médica tem utilizado leitos de UTI geral para o atendimento de pacientes em estado de remissão da Covid, o que pode deixar a ocupação real maior do que a capacidade instalada.

Os dados disponibilizados ainda mostram como é a utilização de leitos para pacientes graves na rede pública e privada. No SUS, havia, em média, 36 pacientes em UTI, soma que chegou a 42 na semana passada. Já na rede privada, em maio, a ocupação diária ficou mais próxima à capacidade real instalada para pacientes com Covid, com 21 enfermos, média que passou para 22 na semana passada.

Apesar do aumento do uso das UTIs na cidade, as enfermarias têm nível de ocupação ligeiramente mais baixo em junho. Há um mês, na terceira semana, a média era de 35,8, número que baixou para 34,8. A redução, de 2,79%, representa um paciente a menos ocupando vaga em enfermaria.

Nos boletins diários divulgados pela Prefeitura são informados os totais de pessoas que estão em Unidades de Pronto Atendimento aguardando internação hospitalar. A “fila de espera” caiu 19% entre os dois meses. A média, que estava em 12,6 pessoas passou para 10,2 na terceira semana deste mês. A espera é tanto por leitos de UTI quanto de enfermarias. Os pacientes podem conseguir vagas tanto em São Carlos, quanto na região ou fora dela.

- Publicidade -

Apesar da fila de espera menor em São Carlos, a demora por vaga ainda é grande na região. Na sexta-feira (18), o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-3), unidade sanitária que abrange São Carlos e Araraquara, Jéferson Yashuda, o tempo médio de espera era de 3 dias. Havia 29 pessoas esperando por vagas em UTIs na região. Um terço deles era de São Carlos.

Com relação ao recebimento de pacientes de outros municípios, os hospitais locais têm atendido mais pacientes da própria cidade. A média de 14 pessoas de outras cidades caiu para 11, diminuição de 21,3%.

Para tentar estancar o aumento do número de enfermos com Covid-19, a Prefeitura de São Carlos anunciou medidas para diminuir a circulação de pessoas e do vírus. Entre as principais mudanças está a limitação até as 20h dos atendimentos presenciais nos estabelecimentos. O toque de recolher passa das 20h às 05h.

Mais crianças internadas
No último mês aumentou em 18,75% o número de crianças internadas em enfermaria SUS com Covid-19. A média, de 3,2, passou para 3,8 no período, sendo que houve ocupação de leito de UTI infantil para paciente com o novo coronavírus.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -