Para compartilhar sua vivência, o padre Robson Caramano, de São Carlos (SP), pré-lançou na noite de segunda-feira (31) um livro com reflexões colhidas no trabalho de evangelização e apoio espiritual realizado para pacientes e funcionários da Santa Casa de Misericórdia durante a pandemia.
O trabalho que virou referência para o livro “Sobre Viver – um ato de coragem” foi realizado entre final de março e início de abril do ano passado. O hospital conta com mais de 1,2 mil funcionários e atende dezenas de cidades da região, e devido ao avanço da Covid-19, Caramano decidiu unir suas forças para acompanhar de perto o trabalho de pessoas que atuam na linha de frente e ver onde poderia “ser útil”.
“Quando cheguei ao hospital para o trabalho, o cenário era de exaustão por parte dos funcionários da linha de frente. E de esgotamento por parte dos pacientes e familiares que foram afetados diretamente pela Covid-19. Senti que os dias que passei ali, pude levar alento. E senti até que houve resgate de esperança para muitos”, relata o padre.
Toda essa jornada se transformou no livro que já mostra sua perspicácia no título, trazendo jogo de palavras sobre saber como viver e também aprender a sobreviver. Enquanto escrevia, o padre pensou em trazer reflexões sobre vários aspectos da caminhada diária do ser humano e dividiu a escrita em duas partes: a primeira aborda a busca pela felicidade e pensamentos de como encarar a vida e a finitude da morte, enquanto a segunda retrata seu “trabalho de campo” com quem sofreu – e ainda sofre – com a pandemia.
“Me chamou atenção um dos médicos que pediu para falar comigo, entre lágrimas me dizia do sentimento de esgotamento físico, psíquico e emocional. Por ser católico pediu que lhe desse a comunhão, pois desde o início da pandemia os plantões lhe consumiram e não foi à missa. Quando voltei para lhe ministrar o sacramento, ele havia reunido outros profissionais do seu setor e me olhou dizendo: chamei a todos, porque todos precisamos desta força, pensei que não era possível que iria trazer algo apenas para mim. Foi um momento que me marcou ver os profissionais ali ajoelhados, em silêncio, no saguão do hospital”, relembra padre Robson.
O lançamento do livro será feito no dia 10 de fevereiro, durante o SOS Oração, noite e louvor também conduzida pelo padre. A obra também pode ser adquirida pelo site: www.padrerobsoncaramano.com.br ou pelo telefone: (16) 99259-7341.