Neste ano, a pandemia de Covid-19 matou 10 vezes mais do o trânsito e a violência, aponta comparação de dados feita pelo ACidade ON. No ano passado, a diferença entre as causas de mortes era de 60,9%. Os dados utilizados são da Prefeitura, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e o Infosiga SP.
São Carlos registrou no ano passado 20 homicídios e outras 26 mortes causadas por acidentes de trânsito. O total de 46 mortes contrasta com as 74 causadas pelo novo coronavírus. Na comparação, a pandemia matou 60,9% a mais do que as outras duas causas.
Já neste ano, a diferença numérica entre as mortes por Covid-19 e as causadas por trânsito e homicídio ficou ainda maior. O crescimento acontece em meio a escalada do número de casos e óbitos por Sars-CoV-2. Até o fim de março, o total de perdas da epidemia praticamente dobrou.
Na comparação, foram 143 falecimentos por Covid contra 5 homicídios e 9 em acidentes de trânsito. Os números do primeiro trimestre apresentam a pandemia como 10,2 vezes mais letal aos são-carlenses do que as outras duas causas de mortes.
Em uma comparação temporal, São Carlos registrou em média, no trimestre, um homicídio a cada 18 dias, uma morte por acidente a cada 10 dias e uma morte por Covid-19 a cada 15 horas e 5 minutos.
Em dados absolutos, as mortes no trânsito ficaram concentradas em fevereiro (3) e março (6), segundo o Infosiga. Já os assassinatos tiveram ocorrências distribuídas em dois casos em janeiro, um em fevereiro e dois em março.
A epidemia de Covid-19 em São Carlos tem feito números crescentes desde o início do ano. Em janeiro foram 23, total que passou para 40 em fevereiro e 80 em março.
Nas últimas semanas, o governo do Estado afirmou ter detectado redução gradativa dos números de novos casos, internações e mortes por Sars-CoV-2 em São Paulo. O Ministério da Saúde também viu movimento de queda nos dados nacionais. Ambas as esferas apontam que é importante a manutenção de medidas de distanciamento social e uso de máscara.