As altas taxas de transmissão, internação e óbito motivaram a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo. Em entrevista coletiva, a gestão Doria anunciou a medida, que continua a valer até 15 de julho.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, há uma desaceleração da curva de casos e internações em enfermaria e UTI, mas os números continuam em patamares altos.
“Fazer a vacinação e uma gestão pautada pelo respeito à ciência é a forma correta de proteção às vidas, a população e garantir uma retomada econômica segura e também se traduz nos números”, afirma.
Segundo o governo, a taxa de crescimento diário de pacientes internados em UTI Covid e enfermaria está negativa desde o começo de junho, após passar o mês de maio positiva. No interior paulista, a queda no índice é ainda maior, apesar de apresentar alta ocupação em algumas regiões, como a de São Carlos e Araraquara.
A taxa de ocupação de UTI Covid no Estado está em 78,9%. Nas últimas 24h houve aumento de 0,6% no total de pacientes em leitos de alta gravidade. São 10.597 pessoas nas UTIs de São Paulo.
Restrição maior em São Carlos
Na prática, a prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo não muda a realidade em São Carlos, município que tem decreto com horários de funcionamento mais restritos.
Em mercados, supermercados, setor de alimentação podem funcionar das 6h às 20h, com capacidade máxima limitada a 40%, podendo diminuir gradativamente. Após as 20h esse segmento somente poderá atender os clientes pelo sistema delivery ou drive-thru. O toque de recolher passa das 20h às 5h.
As academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, atividades religiosas, parques e clubes também podem funcionar somente até às 20h de acordo com a deliberação do comitê são-carlense. Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.
Regras no Estado
A última atualização do Plano SP previa a manutenção da fase de transição até 30 de junho. Com a nova prorrogação, as normas passam a valer até a primeira quinzena de julho. As regras para funcionamento das atividades econômicas permanecem as mesmas: os estabelecimentos podem funcionar das 6h às 21 horas com no máximo de 40% de ocupação.
As normas valem para estabelecimentos comerciais em geral, incluindo galerias e shoppings que também estão autorizados a abrir as portas entre 6h e 21h. O mesmo expediente deve ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Todos devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária, previstos no Plano SP.
Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.
Toque de recolher
O toque de recolher continua em todo o Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias. Em São Carlos, porém, a restrição começa às 20h.