A famosa Represa do Broa, em Itirapina (SP), deve permanecer fechada para turistas até que boa parte da população esteja imunizada contra a Covid-19. A Secretaria de Turismo segue definido medidas restritivas para o retorno.
Um dos pontos turísticos da cidade, a represa está fechada para visitação desde o início do ano, permanecendo aberto apenas para moradores. A orla, no entanto, ainda está com a movimentação restrita.
De acordo com Gilberto Aparecido da Silva Jr, secretário de Turismo, o espaço estava com o acesso gratuito e liberado desde o início da pandemia. “Só [temos arrecadação] do pedágio municipal, que é turístico e da nossa pasta, que fica na rodovia, na portaria. Diminuiu bastante também a arrecadação do pedágio por causa da Covid-19”, explicou.
A situação, no entanto, deve mudar quando houver a reabertura da represa, prevista apenas para quando boa parte da população da cidade estiver vacinada contra a doença. “Assim que ‘acabar’ a pandemia, o Broa vai ser reaberto com taxa para entrar e número restrito de veículos. Eu creio que vai ser no ano que vem, pelo andar da carruagem e pelo ritmo da vacinação”, disse Gilberto.
Neste momento, o município segue imunizando pessoas com Síndrome de Down, pacientes transplantados, portadores de comorbidades e deficiência permanente cadastrada no BPC. Para esses públicos, a idade mínima é de 18 anos. Também estão sendo vacinados os profissionais do transporte, sendo motoristas de transporte coletivo e cobradores.
Turismo paralisado
A fase de transição do Plano São Paulo ainda não permite o retorno de eventos e outras atividades culturais. Recentemente o governo anunciou eventos piloto para monitoramento, controle e testagem do público para modelamento de um protocolo de retorno.
Diante dessa situação, a secretaria de Turismo segue aproveitando a paralisação para melhorar a estrutura turística da cidade, que é reconhecida pelo governo estadual como Município de Interesse Turístico (MIT).
“O que a secretaria está fazendo para aproveitar a paralisação é reforçar a sinalização na estrada do Broa e na estrada de Itaqueri da Serra. Fizemos sinalização turística até chegar na Fazenda Palmeiras, no Saltão, para dar uma sequência nos serviços”, finalizou Gilberto.