- Publicidade -
CoronavírusSanta Casa de São Carlos anuncia fechamento da ala UTI Covid-19

Santa Casa de São Carlos anuncia fechamento da ala UTI Covid-19

Pacientes com coronavírus e quadro mais grave serão tratados em leitos de isolamento na UTI Geral; SUS passará a ter 30 leitos de UTI para quaisquer enfermidades

- Publicidade -

Foto: Divulgação / Santa Casa

São Carlos vai deixar de ter Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes com Covid-19. Segundo a Santa Casa de São Carlos, todos os leitos serão convertidos para a UTI Geral e ficarão disponíveis para pacientes de qualquer enfermidade.

Nesta quarta-feira (30), o hospital zerou a UTI Covid-19. O município chegou a ter altas taxas de internação de pacientes com alta gravidade entre janeiro e fevereiro, mas desde o começo do mês os números de casos, internações e mortes pela doença vêm caindo.

- Publicidade -

Em meados do mês, a Santa Casa havia anunciado o fechamento de cinco de 15 leitos de UTI Covid e posterior conversão destas vagas na ala geral, mas a redução significativa de pacientes em estado mais grave justifica o fechamento completo, segundo o vice-diretor técnico e infectologista Roberto Muniz Júnior.

O atendimento de alta complexidade da Santa Casa terá nova configuração a partir de sexta-feira (1º). Serão 35 leitos de UTI no total, dos quais, 30 servem ao Sistema Único de Saúde (SUS). Quatro unidades terão isolamento para pacientes com doenças respiratória, dentre elas, a Covid-19.

“Neste contexto a gente permanece com leitos de isolamento para internar pacientes com doença respiratória, na qual a Covid-19 é uma delas. Esperamos que o número de pessoas com Covid-19 fique baixa, mas não que desapareça totalmente, uma vez que essa doença pode se tornar endêmica”, ratifica.

A migração total dos leitos seria completada ao longo de vários dias, mas o número “mágico” desta quarta-feira facilitou o processo.

“Esperamos uma transição rápida para esses leitos de UTI Geral até porque o município e região precisam desses leitos para atender essas doenças que continuam chegando para nós. São infartos, AVC [acidente vascular cerebral], além de leitos de retaguarda por causa das cirurgias eletivas da cidade”, relata.

- Publicidade -

As primeiras quatro semanas de março foram de redução significativa nos números de casos e mortes por Covid-19 no município. Comparando com época semelhante de fevereiro houve queda de 74,8% nas infecções oficialmente registradas e 64,7% nos óbitos. Pelo menos desde o começo de fevereiro São Carlos tem registrado reduções consecutivas de novos casos.

Esses números em baixa resultaram em menos internações e desocupação das UTIs. Para o infectologista, a vacinação é a principal responsável pelo esvaziamento dos leitos de alta complexidade. Outro fator é a característica de a variante ômicron resultar em casos menos graves, em que pese ser mais infecciosa.

“O que observamos é a evolução natural da pandemia, obviamente, associada ao sucesso absoluto do programa de vacinação”, conclui.
 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse ter sido informada da recomendação do Departamento Regional de Saúde (DRS II). A pasta comentou “não ver problemas” no fechamento da ala, “pois a população não deixará de ser assistida”. O município completou relacionando a decisão à baixa demanda pela UTI Covid. 

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -