Após pouco mais de dois anos de pandemia, a Santa Casa de São Carlos (SP) atingiu nesta quarta-feira (30) um feito histórico e zerou o número de internados nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento da Covid-19.
Do início do mês até agora, os indicadores da pandemia foram positivos na cidade. O hospital começou março com a taxa de ocupação em 80%, de dez leitos disponíveis, e uma situação ainda preocupante, mas com óbitos e casos em queda.
No dia 2 de março, a unidade passou a contar com mais cinco leitos de UTI Covid, totalizando 15 leitos e ‘desafogando’ as internações pela doença, ocasionando uma queda significativa na taxa de ocupação.
De lá para cá, as porcentagens dispararam de 40% para 10% atingidos no dia 22 de março, quando apenas uma pessoa estava internada. Depois, o número de internados subiu para dois, e hoje o indicador está zerado. Segundo o hospital, uma pessoa com diagnóstico de Covid-19 está internada em leito de UTI Geral por estar fora do período de isolamento.
Em 30 dias, segundo a unidade, foram quatro óbitos e 15 altas hospitalares nas alas de atendimento à Covid-19. No boletim desta quarta-feira também não foram registrados casos positivos ou mortes pela doença.