Com a redução dos números de novos casos e internações por Covid-19, a Santa Casa desativou nesta sexta-feira (1°) 20 leitos da unidade de terapia intensiva (UTI) destinadas a pacientes com a doença.
Segundo o hospital, o fechamento dos leitos segue Plano de Desmobilização do Departamento Regional de Saúde (DRS-3), que através da Secretaria de Saúde de São Carlos, solicitou o encerramento de 10 leitos de suporte ventilatórios e oito de enfermaria. A partir de hoje, o hospital passará a manter na ala Covid 10 leitos na UTI adulta e seis na pediátrica.
Com a desativação de leitos na Santa Casa, São Carlos passa a contar com 24 leitos de UTI para pacientes com Covid. O Hospital Universitário conta com 14 vagas.
O hospital informou por meio de nota que o fechamento da UTI não deve impactar no quadro de funcionários. Os profissionais que atuavam na UTI serão realocados para outras unidades de internação.
“Os profissionais de saúde não vão ser dispensados, uma vez que durante toda a pandemia, o hospital enfrentou o déficit de mão de obra”.
A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que o fechamento se deu por planejamento do DRS-3, “já que os leitos não estão sendo usados para a doença”.
Procurado, o governo do Estado não retornou até o fechamento da reportagem.
Números em queda
Setembro foi o mês com menor número de casos de Covid-19 desde maio do ano passado na cidade. Foram 326 positivados no período, 79% a menos do que em agosto, quando foram contadas 1.577 ocorrências. O município engatou o terceiro mês consecutivo de baixa nos números de novos casos. Em junho, São Carlos teve o último pico na expansão da disseminação e contou 3.423 positivados.