- Publicidade -
CoronavírusSanta Casa fecha pronto-atendimento e inicia operação de sete novos leitos de UTI

Santa Casa fecha pronto-atendimento e inicia operação de sete novos leitos de UTI

Ampliação passa a valer a partir desta terça-feira (16); hospital vai habilitar ainda cinco novos leitos custeados pelo governo estadual na quinta (18)

- Publicidade -

Leito de UTI COVID com antessala para isolamento do paciente – Foto: Assessoria Santa Casa

- Publicidade -

Para conter a alta demanda da Covid-19, a Santa Casa de São Carlos (SP) fecha seu pronto-atendimento a partir desta terça-feira (16) e inicia a operação de sete novos leitos de UTI Covid. Até quinta (18), outros cinco devem ser habilitados.

A antecipação desses novos leitos foi um pedido do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), que informou que já não há leitos disponíveis em toda a região. “Fomos procurados pelo Departamento Regional de Saúde, a pedido da Secretaria Estadual de Saúde, para que viabilizássemos os novos leitos o quanto antes, visto que, em toda a região, faltam leitos”, ressalta o Provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

O hospital atende, no mínimo, cinco diferentes cidades. Neste momento, segundo o boletim da prefeitura, 19 pacientes de outros municípios, sendo eles Ibaté, Dourado, Descalvado, Itirapina e Araraquara, estão internados na unidade. A taxa de ocupação dos leitos especiais de UTI/SUS está hoje em 84,4%, contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 28 adultos .Se contabilizarmos somente leito de UTI/SUS adulto (28 leitos no total) o índice sobe para 96,4%.

Com o fechamento do pronto-atendimento específico para casos leves de Covid-19 e o remanejamento da população que precisa de atendimento médico para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), os profissionais de saúde do hospital atenderão exclusivamente as demandas de UTI de Covid. 

“O Pronto Atendimento recebia pacientes com sintomas leves e esse serviço é que vai ser suspenso em função da criação dos novos leitos. O nosso Pronto Socorro, que recebe os pacientes de urgência e emergência, encaminhados pelas UPAs e trazidos de ambulância, vai continuar atendendo normalmente”, explica o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

- Publicidade -

Situação de leitos
Além dos novos leitos que já entram em operação nesta terça-feira, há previsão de que os outros cinco comecem a funcionar a partir de quinta (18). Com isso, o hospital passará a ter 30 leitos adultos de UTI Covid. 

Todos esses novos leitos serão custeados pelo Governo do Estado por três meses, período em que o credenciamento junto ao Ministério da Saúde vai ser solicitado. 

Contabilizando os 10 leitos disponíveis no Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), que também atende outras cidades, a cidade terá 40 leitos de UTI SUS Covid para adultos e quatro pediátricos.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -