- Publicidade -
CoronavírusSão Carlos decide liberar uso de máscaras em ambientes abertos

São Carlos decide liberar uso de máscaras em ambientes abertos

Em reunião nesta quinta (10), o Comitê Emergencial deu sinal verde para a liberação parcial; decreto deve ser publicado em breve

- Publicidade -

Uso de máscaras é obrigatório desde maio de 2020 (Foto: Denny Cesare/Código19)
Uso de máscaras é obrigatório desde maio de 2020 (Foto: Denny Cesare/Código19)

- Publicidade -

Após reunião realizada na manhã desta quinta-feira (10), o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos (SP) deu sinal verde para a liberação de máscaras em ambientes abertos. A medida segue a decisão do governo estadual anunciada ontem. 

De acordo com o coordenador do comitê, Luis Antonio Panone, a medida leva em consideração as orientações do comitê técnico científico municipal. A liberação está permitida para espaços abertos, mas nas escolas, a orientação tem uma diferença. “Se tivermos quadra ou pátio aberto, o aluno não precisará fazer o uso da máscara, mas dentro da sala ele deve fazê-lo”, disse.

“Nós também, ainda seguindo o plano, estamos orientando o prefeito a fazer consignar nesse decreto, que será expedido ainda hoje, que a ocupação em estádios e outros ambientes que realizem shows, com aglomerações de pessoas, voltem a ter uma taxa de ocupação de 100%, já que estava limitado anteriormente a 70%”, completou.

O próximo passo é a publicação do decreto no Diário Oficial, que deve acontecer ainda hoje. O comitê reforçou que uma segunda avaliação para liberação total deve ser feita entre 15 e 20 dias. 

Razões determinantes
Segundo Panone, o comitê seguiu o Plano, mas também observou as especificidades locais, tais como os indicadores da pandemia, ocupação de UTI Covid e a porcentagem da população vacinada. 

- Publicidade -

“Em relação a primeira dose, 94% da população já se submeteu à vacinação, em relação a segunda dose 84%, da dose adicional 52%, e a população infantil, de 5 a 11 anos, a primeira dose já atingiu 75% de cobertura vacinal. A taxa de ocupação de leitos de Covid, temos 15 leitos e estamos com seis leitos ocupados, ou seja, uma taxa abaixo dos 50%. Isso tudo foi considerado para que o Comitê pudesse seguir as orientações, mas sem deixar de considerar as observações feitas pelo nosso comitê, de que o protocolo sanitário deve continuar sendo observado por todos os ambientes” finalizou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -