O Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos (SP) vai enviar nesta quarta-feira (25) amostras de pacientes com Covid-19 e de pessoas com síndrome gripais para sequenciamento genético em Botucatu, confirmou a administração no final da tarde desta terça (24).
Serão remetidas 30 amostras colhidas em parceria com o laboratório privado responsável por processar a analisar os exames PCR na cidade.
O sequenciamento genético é etapa fundamental na identificação com o tipo de variante que está em circulação na cidade.
O pedido de exame acontece em meio às preocupações das autoridades sanitárias de todo o país e mundo em relação à circulação da variante delta do novo coronavírus.
O laboratório do Instituto de Biotecnologia (Ibtec) da Unesp de Botucatu ficará responsável pela avaliação das amostras.
As coletas são oriundas das unidades hospitalares do Hospital Universitário (HU-UFSCar), da Santa Casa de São Carlos e também amostras de pacientes com quadro de síndrome gripal.
Delta no interior de SP
O departamento de Vigilância em Saúde, da Prefeitura de Ribeirão Preto, publicou um alerta epidemiológico após a confirmação de oito casos da variante delta (cepa indiana) do coronavírus. No comunicado, o órgão afirma que a variante foi responsável pelo aumento da transmissão da doença nos locais onde se estabeleceu.