Nesta quinta-feira (4), há apenas um leito de UTI SUS em São Carlos (SP) disponível para tratar pacientes com Covid-19. A média móvel atual de novos casos diários e de mortes diárias já ultrapassou o pior momento da pandemia de 2020.
Em apenas uma semana, o município registrou 10 mortes e é a quarta cidade do Estado de São Paulo com o maior crescimento de óbitos causados pela Covid nos últimos sete dias. O aumento é de 10,8% na última semana.
Em janeiro de 2021, o número de vitimas fatais (23) foi 64,28% maior que no mês anterior e 27,78% maior do que em agosto, quando registramos 18 mortes em apenas um mês. O número acumulado de casos de Covid-19 por mês também segue em ascensão.
Em janeiro de 2021, o número de casos foi 45,32% maior que no mês anterior, com 2.517 casos. Em dezembro, foram 1.732 diagnósticos. Em dezembro, tivemos 1732 diagnósticos. Os dados de janeiro são ainda 197% maior que o recorde mensal contabilizado em 2020.
A média mensal do número de pessoas diariamente em internação hospitalar com diagnóstico confirmado de Covid-19 também cresceu 55,55% no último mês em relação ao mês anterior, e ainda foi a maior média desde quando os dados começaram a ser contabilizados, em maio do ano passado. Em janeiro, esse índice era de 42, e em dezembro foi de 27.
Situação preocupante
Segundo o médico epidemiologista e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto, classifica a situação da pandemia no município como ‘extremamente preocupante’.
“Nunca tivemos em São Carlos uma taxa de ocupação hospitalar tão alta, um número de mortes tão alto e um crescimento tão acelerado da epidemia. E não é só São Carlos, a região está passando por isso. Precisamos levar a situação um pouco mais a sério”, explicou.
Na visão de Bernardino, há negligência e é preciso reforçar o isolamento e outras medidas de prevenção. Para o especialista, são necessárias grandes mudanças no modelo de combate à Covid-19.
“Estamos falando de um retorno às aulas sem nenhuma condição epidemiológica para isso, então precisamos ter um pouco mais de responsabilidade, intensificar o isolamento social, pensar nas várias estratégias de apoio para que as pessoas possam fazer o isolamento. Os governos federal, estadual e até o municipal vão precisar intensificar medidas de vigilância epidemiológica e um controle mais rigoroso, e por parte da testagem a população, de vigilância em saúde. Por enquanto estamos a caminho de permitir que um colapso importante no sistema de saúde possa acontecer”, disse.
São Carlos contabiliza neste momento 8.707 casos positivos para Covid-19, 102 óbitos confirmados e 110 descartados. A taxa de ocupação dos leitos SUS de UTI para Covid está em 84,4%, contabilizando a UTI pediátrica. Neste momento, estão internadas 71 pessoas, sendo 30 adultos e 3 crianças na enfermaria. Na UTI adulto são 38 pessoas, enquanto na UTI pediátrica não há nenhum.