- Publicidade -
CoronavírusSão Carlos tem 96% menos casos desde o pico da pandemia

São Carlos tem 96% menos casos desde o pico da pandemia

O mês foi também o de menor mortalidade desde o começo da pandemia, com uma ocorrência

- Publicidade -

Coletas de exame de PCR, que são utilizados para identificar a presença do vírus (Foto: Denny Cesare/Código19)
Coletas de exame de PCR, que são utilizados para identificar a presença do vírus (Foto: Denny Cesare/Código19)

São Carlos teve em outubro redução de 96% nos novos casos de Covid-19 frente ao período mais crítico da pandemia, em março deste ano. No décimo mês do ano, o município somou 136 positivados com Covid-19.

- Publicidade -

Os dados são de boletins epidemiológicos da Prefeitura de São Carlos, que mostram que o município teve a menor disseminação do novo coronavírus desde maio de 2020.

Desde junho, quando o município contou 3.423 infectados por Covid-19, São Carlos tem registrado reduções sequenciais nos números de novos casos. Desde então, foram contados 2.760 casos em julho, 1.577 em agosto, 326 em setembro e os 136 de outubro.

O mês foi também o de menor mortalidade desde o começo da pandemia, com uma ocorrência. Outros oito óbitos foram adicionados às estatísticas oficiais, por problemas nos sistemas de notificação do SUS. Junho foi o mês mais mortal desde o começo da pandemia, com 88 baixas.

O professor de medicina e epidemiologista da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto, avalia em boletim de atualização mensal que os números da epidemia “são compatíveis com o efeito da cobertura vacinal de 74% da população com duas doses alcançada por São Carlos no mês de outubro de 2021, somada à imunidade coletiva deixada pela transmissão do vírus ocorrida no primeiro semestre desde ano”.

Na leitura do pesquisador, apesar da queda acentuada da curva epidêmica, há discreta tendência ascendente nos últimos dias. Para Souto, a atual situação aponta para duas possibilidades: a endemização, com ocorrências ocasionais de surtos focais ou sazonais; ou então uma nova onda, “a exemplo do que já se vê em outros países, mesmo com cobertura vacinal elevada”.

- Publicidade -

Mesmo com a vacinação avançada, o epidemiologista avalia como essencial a manutenção dos cuidados, como o uso de máscara, higienização de mãos e distanciamento físico. Uma testagem ampla é necessária ainda para a interrupção das cadeias de transmissão da Covid-19.

- Publicidade -
Bruno Moraes
Bruno Moraeshttps://www.acidadeon.com/saocarlos/
Bruno Moraes é repórter do acidade on desde 2020, onde faz a cobertura política e econômica. É autor do livro “Jornalismo em Tempos de Ditadura”, pela Paco Editorial.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -