São Carlos (SP) registrou, nesta sexta (13) a menor média móvel diária de novos casos de Covid-19 desde 29 de maio. O município também contou o menor volume de novos casos das últimas semanas. Os dados são da Fundação Seade e da Vigilância Epidemiológica da cidade.
Com média móvel diária em 42 casos, o município apresentou o menor volume dos últimos 77 dias ontem. Desde o começo do mês, quando a média ficou em 81, houve redução de 48,1%.
Na outra ponta, na comparação semanal, houve redução de 20% no volume de novos casos na cidade. Nos sete dias encerrados em 6 de agosto, foram 496 casos. No pico do período, em 16 de julho, o município chegou a contar 718 novas infecções por Sars-CoV-2.
O município teve, nesta semana, uma morte a mais do que na semana anterior. Com oito óbitos, ficou 14% acima dos sete contados até sexta passada. Nas últimas duas semanas o município teve redução das baixas por Covid-19 desde o registro de 14 óbitos contados na semana terminada em 30 de julho.
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) sofreu reduções desde o início de julho. Na primeira sexta-feira do mês passado (2/7) era de 95,45%. Os números foram baixando para o limiar dos 90%, ultrapassaram a barreira dos 80% e chegou à mínima de 45,5% na última terça (11). Nesta sexta, todavia, voltou a expressar alta, com fechamento da semana em 79,6%.
Situação da região
O distrito sanitário de Araraquara, do qual São Carlos faz parte, teve a menor média diária de novas internações desde 24 de novembro. Com 22 internações na média, o número de sexta-feira contrasta com as 67 do pico de toda a pandemia, em 27 de março.
Na comparação semanal, houve redução de 2,5% no volume de novas internações na semana encerrada ontem. A taxa de ocupação das UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) ficou em 48,6% no último fechamento.