São Carlos (SP) tem o primeiro dia útil sem as restrições da pandemia de Covid-19 nas atividades econômicas. Estabelecimentos comerciais podem funcionar com a capacidade plena e a proibição de locação de chácaras e áreas de lazer foi extinta.
A suspensão das medidas de controle acontece após resolução do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus. Em decreto publicado na última sexta-feira (1°) em Diário Oficial, o prefeito Airton Garcia (PSL) acatou a sugestão do colegiado e extinguiu três éditos.
O de maior impacto no cotidiano é o que dispunha das medidas de flexibilização. A limitação a 80% da ocupação dos estabelecimentos e de horários acabaram. A medida beneficia o comércio, mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços, além de academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais e atividades religiosas.
Outros dois decretos, que proibiam e regulavam o uso de áreas de lazer no município também tiveram a validade interrompida. Agora estão permitidas as locações para a realização de comemorações.
Segundo a Prefeitura, a população deve continuar seguindo a etiqueta sanitária, como o uso de máscara, que continua obrigatório, higienização de ambientes, distanciamento físico mínimo de 1 metro, sem aglomerações.