Com as quatro mortes reportadas na quarta-feira (3), São Carlos (SP) chegou ao quarto maior crescimento percentual do número de vítimas da Covid-19. A informação é do Covid-19 Info Tracker, ferramenta desenvolvida por universidades paulistas.
O crescimento nos últimos sete dias ficou em 10,87%. Apenas nos quatro primeiros dias de fevereiro foram cinco mortes por Sars-CoV-2.
Na quarta posição, São Carlos ficou atrás de Assis (+18%), Jaú (+17,7%) e Guaratinguetá (11,5%). Município da região e sede do Departamento Regional de Saúde (DRS-3), Araraquara teve 10% de acréscimo no número de vítimas totais nos últimos sete dias.
A velocidade da vacinação em São Carlos colocou o município entre os cinco primeiros no Estado de São Paulo. Há sete dias eram 1.335 imunizados, total que passou para 3.550 ontem, cifra que representa crescimento de 165,9%.
Todavia, há municípios que estão mais rápidos na vacinação. Marília, por exemplo, passou de 394 para 7.367, ou seja, 1.770%. São José do Rio Preto, outra cidade que tem sido rápida na vacinação, aumentou em 1.745% o total de imunizados. Hortolândia (+932,8%) e Santos (+588%) completam o “top 5” da vacinação.
O Covid-19 Info Tracker aponta que São Carlos tem ocupado uma posição intermediária no aumento do número de casos de Sars-CoV-2. Na comparação com os dados de sete dias atrás houve aumento de 3,7% no total. O município está na 37º posição dentre os pesquisados.
Já o número de internados passou de 78 para 71, queda de quase 9%. O dado expõe o número de pessoas que necessitaram de hospitalização, tanto em unidade de terapia intensiva (UTI), quanto enfermaria, em hospitais públicos, filantrópicos e privados.
Veja também:
São Carlos inicia vacinação contra Covid-19 em 14 instituições de longa permanência
“Maior presente da vida”, diz diretor do Cantinho Fraterno sobre vacinação contra Covid em idosos
São Carlos registra mais quatro mortes por Covid-19 e chega a 102