- Publicidade -
CoronavírusSão Carlos tem recorde de internações por Covid-19; veja a situação

São Carlos tem recorde de internações por Covid-19; veja a situação

Cidade também registra aumento significativo de mortes, com praticamente uma ao dia desde a segunda semana do ano

- Publicidade -

O número de mortos por Covid-19 em São Carlos voltou a subir nas últimas duas semanas. Foto: Divulgação / Santa Casa

- Publicidade -

São Carlos (SP) registra neste momento um recorde de internações por Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, a cidade também chega a uma morte por dia desde a segunda semana de janeiro. 

Segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, 60 pessoas seguem internadas em decorrência da doença, sendo que17 pacientes são de outros municípios. Destas, 40 estão internadas e hospitais públicos e 20 na rede particular.  

A taxa de ocupação dos leitos especiais para Covid-19 de UTI/SUS está em 68%, já que o município conta hoje com 28 leitos – 10 no Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar) e 18 na Santa Casa de Misericórdia. Ao todo, 28 pessoas estão internadas em estado grave. Já na enfermaria/SUS estão internadas 21 pessoas. 

Na rede particular, 11 pessoas estão internadas na enfermaria e 9 na UTI. Não há informações sobre a quantidade de leitos disponíveis.  

Com estes dados, a cidade bate dois recordes: em relação ao mês e ao longo da pandemia. Os índices de internações vêm se mantendo altos desde a semana passada. No entanto, ao longo dos dez meses de Covid, a cidade não tinha registrado tantas internações em um dia.  

- Publicidade -

Na última segunda-feira (18), São Carlos registrava o pico mensal de internações com 54 pacientes, sendo 27 na UTI. O segundo número mais alto foi há exatamente uma semana, quando 53 pessoas, sendo 23 em estado grave, permaneciam internadas.  

Antes do dia 10 de janeiro, a média mensal era de 40 pessoas internadas por dia. O menor número de internados foi logo no início do mês, em 2 de janeiro, quando a cidade tinha 33 pacientes internados, sendo 18 na UTI.  

Segundo Roberto Muniz Junior, infectologista e gerente médico da Santa Casa, houve uma mudança de perfil nas internações do hospital neste mês. Desta vez estão vindo pessoas mais jovens, que já chegam em estado crítico. Além disso, também há casos de famílias inteiras infectadas. 

Foto: Pixaby

Óbitos preocupantes
O município também enfrenta o pior momento da pandemia em relação aos óbitos. Em 1º de janeiro eram 74 óbitos registrados, mas na terça-feira (19), o número chegou a 86. Em 19 dias, 12 mortes foram registradas – o recorde mensal até o momento é de 14 óbitos -.  

As primeiras mortes do mês foram registradas em dois dias seguidos, 4 e 5 de janeiro. Quatro dias depois, em 9 de janeiro, a cidade confirmou a 77ª morte, e daí em diante foram registradas ao menos uma morte por dia, exceto aos domingos. Neste mês, todas as vítimas da Covid-19 estavam internadas em hospitais públicos e/ou privados.  

Em relação aos casos, a cidade registra neste momento 1.261 novos positivos em 19 dias, com 7.293 positivados. No dia 15 de janeiro, o município registrou a maior média móvel de novos casos desde o início da pandemia.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -