- Publicidade -
CoronavírusSecretário de Saúde de São Carlos diz que lockdown não compete a ele

Secretário de Saúde de São Carlos diz que lockdown não compete a ele

“Estamos amarrados ao Comitê”, disse Marcos Palermo; novas cepas de Covid-19 estão circulando na região

- Publicidade -

Secretário Marcos Palermo – Foto: reprodução/ Prefeitura

- Publicidade -

“Não tenho competência, nem autoridade para isso”. Com essa frase, o secretário de Saúde de São Carlos (SP), Marcos Palermo, afastou a possibilidade de ele próprio indicar a necessidade de um lockdown na cidade. 

Apesar de novas cepas circulando em Araraquara (SP), ocupar a segunda posição no ranking de crescimento de óbitos por Covid-19, ter quase a totalidade de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ocupadas e chegar a 21 mortes em 12 dias, há indefinição na cidade. 

“Agora esse protocolo de fechamento da cidade ou alguma coisa assim não é conosco, compete ao Comitê”. “Estamos amarrados ao Comitê”, afirmou Palermo. 

Segundo a Vigilância Epidemiológica local, São Carlos está a duas mortes de igualar em fevereiro o total de óbitos de janeiro, quando foram registradas 23 baixas por Sars-CoV-2. Apenas na última semana foram 12 mortes pela doença. 

Todos os dias São Carlos divulga a taxa de ocupação de leitos de UTI destinadas a pacientes com Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o dia 1º de fevereiro, a taxa tem se mantido acima de 75%, índice que coloca a cidade na fase vermelha do Plano São Paulo. 

- Publicidade -

Região  
Na região, levando em consideração todos os municípios que fazem parte do Departamento Regional de Saúde (DRS-3), houve variação de 24,3% no número de internados por Covid-19 ou suspeita da doença, segundo a Fundação Serviço Estadual de Análise de Dados (Seade). A média regional da taxa de ocupação de leitos ficou em 92%, segundo atualização publicada na tarde de sexta-feira.

Em Araraquara, a secretária de Saúde, Eliana Honain, estima que a metade das pessoas que estão positivadas com a Covid-19 tenha sido contaminada por alguma variante do coronavírus. Outra cidade da região, Américo Brasiliense, seguiu os passos de Araraquara e decretou lockdown por 15 dias.  

LEIA MAIS:  

– Apesar de novas cepas em Araraquara, autoridades desconversam sobre lockdown em São Carlos

– Chegada de novas cepas em São Carlos é “questão de tempo”, diz sanitarista

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -