Setembro foi o mês com menor número de casos de Covid-19 desde maio do ano passado em São Carlos (SP). Foram 326 positivados no período, 79% a menos do que em agosto, quando foram contadas 1.577 ocorrências.
O município engatou o terceiro mês consecutivo de baixa nos números de novos casos. Em junho, São Carlos teve o último pico na expansão da disseminação e contou 3.423 positivados.
No histórico, de janeiro a agosto deste ano, São Carlos apresentou média de 2,6 mil casos mensais, o que coloca o número de setembro quase 90% abaixo do já registrado.
O número de mortes pela doença no período também apresentou redução. Foram sete casos durante os 30 dias do mês, o menor desde novembro. Em agosto, foram 27 mortes. Nesta quinta-feira (30), o município chegou a 13 dias sem mortes por Covid-19. A última morte, anunciada no dia 18, ocorreu na véspera e vitimou um homem de 54 anos.
Desde junho pico de óbitos de toda a pandemia, quando São Carlos contou 88 baixas, o município vem registrando quedas sequenciais na mortalidade. Foram 74% a menos de agosto para setembro.
A baixa de mortes e casos acontece em meio ao avanço da vacinação, apesar dos esforços das autoridades municipais no convencimento de que os faltosos da segunda dose compareçam nos postos de vacinação.
Nesta quinta, São Carlos totaliza 208.203 imunizados com a primeira dose, número que representa 81% dos 256.915 habitantes estimados pelo IBGE neste ano. Do total, 153.256 já receberam a segunda dose (62,3%). As informações são do Vacinômetro. A terceira dose foi aplicada na cidade em 792 pessoas.