Subiu para 27 o número de profissionais de enfermagem que pediram demissão da Santa Casa de São Carlos (SP). A debandada do hospital ocorre em meio ao agravamento da crise de saúde pública no município e colapso no atendimento a pacientes com Covid-19.
Segundo o hospital, os pedidos de demissão estão “dentro da normalidade”, mas o déficit de profissionais no mercado agrava a situação. No início da pandemia, a instituição já carecia de 70 profissionais de enfermagem, segundo o diretor técnico Vitor Marin. “De lá para cá nós viemos redistribuindo esses profissionais para atender as demandas crescentes”.
Apesar das contratações, o déficit nunca foi resolvido no hospital. A falta de profissionais de enfermagem e até de médicos já foi contada pelo portal ACidade ON. Com diferentes serviços de saúde públicos e privados contratando há maior concorrência no mercado de trabalho. A partir daí, os profissionais buscam condições que sejam mais vantajosas para si.
“Há uma previsão de entrada de 17 profissionais nos próximos dias, então estamos sempre buscamos e realizando processos seletivos para tentar suprir o déficit, mas tem uma oferta muito grande nestes serviços hoje, e com uma oferta (de profissionais) muito pequena”, relata.
O diretor aponta que o hospital tem feito remanejamentos para levar profissionais de enfermagem de outras áreas para o setor que atende os pacientes com Covid. Apesar de rotineira, a readequação deve ser feita de forma a atender todas as áreas hospitalares.
“É tudo muito difícil, a Santa Casa é referência para diversos serviços, então não posso fechar um ambulatório, por exemplo, que atende um paciente da ortopedia que teve uma fratura. O que estamos tentando é concentrar a abertura apenas de serviços essenciais para tentar direcionar esses profissionais nas áreas de Covid.”