São Carlos (SP) teve um aumento de 38,9% no número de óbitos no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os dados de 2020. Com 238 mortes, o total de março é o maior da série histórica, que tem início em 2015, e supera em 63% a soma do mesmo mês do ano passado.
Os dados mostram os impactos diretos e indiretos da pandemia de Covid-19 nos números de óbitos. Os números são do Portal da Transparência do Registro Civil, mantido e atualizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, e podem sofrer alterações por conta de atualizações e registros tardios.
Segundo o portal, em janeiro, fevereiro e março, o total de óbitos na cidade chegou a 582. No ano passado foram 419 registros feitos, resultado que representa aumento de 38,9%.
Em março, o número de mortos ficou em 238, quantidade 63% maior do que as 146 perdas no ano passado. O total é 19% superior ao recorde anterior, de julho de 2017, quando foram contabilizados 200 óbitos na cidade.
Em fevereiro, quando houve aumento significativo no número casos de Covid-19 e o sistema de saúde da cidade começou a sofrer as primeiras sobrecargas, o aumento ficou em 42,4%, com 178 mortes. Em janeiro, o total de óbitos ficou em 166, 12,2% a mais do que o primeiro mês do ano passado.
Os números de fevereiro e março superam os de todos os meses do ano passado. No ano passado, o mês com maior número de óbitos foi julho mês historicamente com maior quantidade de óbitos, segundo o portal.
Para o médico sanitarista Rodolpho Telarolli Júnior, professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, os dados mostrados justificam as restrições aplicadas pelo governo do Estado em meio a pandemia de Covid-19.
“É realmente estarrecedor”. “(Os números) mostram a maneira brutal como a Covid vem matando, assolando, causando estragos na nossa sociedade, o que justifica e dá forças para nós ingerirmos esse remédio amargo que é o isolamento social”, analisa.
Queda nos nascimentos
O esperado “baby boom” da pandemia, em alusão ao confinamento de casais em meio a pandemia de Covid-19 não se confirmou no ano passado e neste ano a natalidade continua em queda. Nos primeiros três meses de 2021, os cartórios de São Carlos registraram queda de 5,7% no número de nascimentos. No ano passado, no primeiro trimestre, foram 826 são-carlenses que vieram ao mundo. Já neste ano o total ficou em 779.
O mês com diferença percentual maior foi janeiro, quando a queda ficou em 18,5%. A partir de então, a tendência se reverteu, com altas em fevereiro (2%) e março (0,7%). Aliás, o mês de março teve o maior número de registros de nascimento do que 11 dos meses de 2020. Foi inferior apenas do que janeiro, quando foram registrados 292 nascidos vivos.
“Fazendo a conta, aqueles indivíduos nascidos em janeiro foram concebidos no mês de abril do ano anterior. O que nos mostra é que a pandemia em março no Brasil foi aquele susto, o que levou muitos casais que pretendiam ter os filhos a adiar os planos em busca de dias melhores, de uma situação melhor”, comenta.