Quase um em cada três exames PCR de Covid-19 realizados pela Prefeitura de São Carlos (SP) deram positivo em janeiro. O levantamento foi realizado pelo portal ACidade ON com base nos dados divulgados diariamente pela Vigilância Epidemiológica.
Segundo a Prefeitura, 30% dos resultados entregues pelo município identificaram a presença do novo coronavírus na amostra retirada do paciente.
Na última quinzena do primeiro mês do ano o percentual de amostras positivadas foi de 45,6%, conforme estudo realizado pelo médico epidemiologista e professor de medicina Bernardino Alves Souto.
A taxa global do mês de janeiro foi a maior desde o início da pandemia de Covid-19. Em dezembro, o percentual de positivos entre os resultados de exames foi de 25,3%, ou seja, de cada quatro exames, um deu positivo.
Novembro foi o mês com menor percentual de positivos entre os resultados (17,5%). Antes, o mês de outubro apresentou 25,3% de resultados positivos.
O epidemiologista apontou a necessidade de São Carlos aumentar a testagem da população, de forma a mostrar uma realizada mais fiel ao que acontece no município.
“Mostra a capacidade do sistema de vigilância em realizar testes em todos os casos que precisam ser realizados. As vezes tem casos em que precisam ser feitos testes, mas a Vigilância Epidemiológica não dá conta. Então dá uma proporção mais alta de positivo sobre o total que deveria ser realizado”, explica.
Para o médico, índice de positivados maior do que 5% do total de testes demonstra que há falta de controle na epidemia de Sars-CoV-2.
Os exames RT-PCR são considerados “padrão ouro” ou “padrão de referência” para constatar infecção pelo novo coronavírus.
Nos 15 primeiros dias de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 2.386 testes de Covid-19, dos quais 2.061 resultados foram emitidos. Do total de laudos, 21,6% atestaram a presença de Sars-CoV-2 na amostra do paciente.
Apesar do percentual menor do que o registrado no mês anterior, fevereiro já superou o total de mortes por Covid-19 de janeiro. Com 24 óbitos, ultrapassou os 23 do primeiro mês do ano.