Um em cada três pacientes com síndrome gripal testado na rede pública municipal de São Carlos (SP) teve resultado positivo para influenza, segundo a Prefeitura. O índice se refere aos três primeiros dias de 2022. Entre os testados para Covid, 1 em 4 teve resultado confirmando a doença.
O município enfrenta nas últimas semanas uma corrida a postos de saúde de pacientes com síndrome gripal. O tema é tratado como surto pela Secretaria Municipal de Saúde, que já enfrenta a pandemia de Covid-19 desde 2020.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram realizados 311 exames laboratoriais para detecção do vírus influenza. Destes, 113 resultaram em positivo. Outros 265 exames constaram como negativos.
A rede pública ainda realizou 368 exames para Covid. Foram 103 resultados positivos, todos anotados na última atualização do boletim epidemiológico.
Na segunda-feira (3), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Ginásio “Milton Olaio Filho” tiveram forte movimento de pacientes com síndromes gripais buscando atendimento. As UPAs somaram, ontem, 937 atendimentos.
Diante do aumento que já se mantém nas últimas semanas, a Prefeitura decidiu realizar na cidade exames para o vírus influenza, causador da gripe. Para dar conta da demanda, a Secretaria da Saúde planeja reativar o Centro de Triagem do Milton Olaio e indicar postos de saúde como pontos de atendimento descentralizados.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, em dezembro, São Carlos teve aumento de 54% no número de casos confirmados de Covid-19. Em novembro, o município contou 125 casos contra 192 no mês passado. O número de mortes mais do que dobrou no mesmo período: passou de 3 para 7.