Desde o dia 1º de dezembro, o Hospital Universitário não recebe pacientes na UTI Covid e programou o fechamento da estrutura para esta sexta-feira (10). Com o encerramento da ala, São Carlos passa a contar com os 10 leitos remanescentes na Santa Casa de Misericórdia.
O fechamento dos leitos de UTI no Hospital Universitário ocorre em meio à redução no número de pessoas infectadas, e, por consequência, de internações por Covid-19.
Segundo o Hospital Universitário, há uma paciente com Covid que será transferida para a UTI que permanece como referência para casos da doença ou enfermaria de clínica médica, dependendo do estado clínico.
O HU chegou a contratar 189 pessoas entre médicos, enfermeiros e outros profissionais de apoio à assistência. “Com a diminuição dos casos da doença no país como um todo e o consequente término destes contratos temporários, os leitos de UTI do HU-UFSCar começaram a ser desmobilizados e serão totalmente desativados ao final desta semana”, afirma em nota. O hospital mantém, ainda, quatro leitos de enfermaria para pacientes com Covid.
Procurada, a Prefeitura de São Carlos informou que fora comunicada pelo Hospital Universitário do encerramento das atividades da UTI Covid. O secretário de Saúde, Marcos Palermo, afirmou que os 10 leitos atuais são suficientes para atender a demanda no município. Caso haja necessidade, a administração pedirá a abertura de novos leitos à Santa Casa.
O governo do Estado também comentou o assunto e disse que o Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS-3) segue em constante diálogo com os gestores do Hospital Universitário sobre o redirecionamento de leitos devido a baixa demanda de casos de Covid na região.
“A redução das estatísticas é inegável e fruto do êxito da campanha de vacinação. Isso contribuiu para a redução da demanda por internação pela doença”, afirma em nota.
O Estado conclui que o redirecionamento de leitos faz parte da rotina de trabalho dos gestores dos serviços de saúde e “toda medida é baseada em monitoramento do cenário e planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário”.
São Carlos chegou a contar com 44 leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19 durante o período mais duro da crise sanitária, mas o número foi caindo conforme a pandemia foi arrefecendo.
Recentemente, em outubro, a Santa Casa desativou leitos de UTI e agora opera as únicas 10 vagas remanescentes no sistema de saúde. Hoje, um paciente está internado na UTI/SUS. A taxa de ocupação está em 10%.