Agricultores de São Carlos estão apreensivos com a possibilidade de nova geada na região, poucos dias depois da primeira ocorrência, na semana passada. Está prevista, para quarta-feira (28), a chegada de nova onda de frio para a região, com temperaturas semelhantes à frente fria passada.
Flávio Marchesin tem um sítio entre São Carlos e Itirapina, na região de baixada do Ribeirão Feijão, local em que são registradas temperaturas mais baixas frequentemente.
Há uma semana, o agricultor acordou com parte de seu pomar queimado pela geada que passou pela região. Uma cultivar diferente de mandioca vinda de Santa Catarina não resistiu à fina camada de gelo formada nas folhas. Marchesin também teve perdas no maracujá, mamão, batata-doce e na manga, que estava em plena florada.
“A manga queimou bastante. Inclusive é a segunda vez que perdemos a florada. A primeira vez perdemos por causa de uma chuva de pedras em agosto do ano passado e agora estava em florada novamente. Perdemos para a geada e vai demorar dois anos para termos novamente (flores)”, avalia.
Plantas de cultivo invernal, como cebola, lentilha e alho lidaram bem com o frio. O pêssego não se abalou. “São adaptadas e suportam mais. Não é de grande produção, pois como agricultura familiar fazemos um pouco de cada coisa”.
Para esta quarta-feira, quando está prevista a chegada da nova frente fria, Marchesin tratou de proteger a estufa onde estão as mudas que serão plantadas na horta. Vai se precaver, diante da perda de um vizinho cujos tomateiros, mesmo protegidos, secaram pela ação do frio.
“Eu protegi melhor, com plástico. Cerquei para não pegar tanto vento e friagem e prejudicar as mudas que estão formando na estufa”.
José Carlos Cassiano tem um pequeno pedaço de terra em assentamento na região Sul da cidade e também teve perdas, principalmente entre as frutíferas. Manga, caju, maracujá, limão, banana e acerola foram abaladas pela friagem da semana passada.
Na propriedade há diversas variedades de manga, todas em florada que prometia “carregar” os pés no final do ano.
“As verduras nós arrancamos tudo e preparamos os canteiros com esterco e vamos esperar passar toda essa geada para poder plantar. Já as árvores, no ano que vem vamos ver como vão ficar”, afirmou.
A Climatempo prevê queda de temperatura já de terça (27) para quarta, quando a mínima passa de 12°C para 8°C. Na quinta (29), a madrugada tem previsão de 5°C, mas na sexta-feira (30), a expectativa é de apenas 1°C, com geada ao amanhecer.