Na tarde desta segunda (25), alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos estiveram no auditório do campus da Universidade de São Paulo (USP) para participarem de uma atividade promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) onde conheceram o robô humanoide NAO.
A ação faz parte do projeto Doce Ciência, organizado pela Comissão de Ação e Integração Social da universidade. “No mês de março, na Páscoa, nós fazemos uma ação Doce Ciência. Então, nós escolhemos uma entidade, esse ano foi a Apae”, contou Anderson Alexandre, assistente técnico financeiro do ICMC, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo. Além disso, há entrega de ovos de chocolate doados pela comunidade do Instituto.
O pequeno robô possui uma série de funções e reage por comandos de voz. Segundo Raphael Montanari, pesquisador do ICMC, foram 10 anos de trabalho neste robô. “Ele é usado, principalmente, nas pesquisas para estudar a interação humano-robô, como uma pessoa interage com robô. Além disso, nas pesquisas usamos muitas as ações sociais também, trabalhando com as crianças, diversos tipos de atividades”, disse.
O profissional também contou que, por meio de uma biblioteca de funções, é possível coordenar cada membro do corpo do robô. “Através do software, nosso algoritmo, nós fazemos que ele faça os movimentos de forma coordenada”, explicou.
Após a mostra do robô e da distribuição dos chocolates, houve a apresentação da banda marcial da Apae, que completou 32 anos.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.