São Carlos completa, nesta segunda-feira (7), 105 dias sem radares fixos em funcionamento na cidade. Os aparelhos foram desativados no dia 25 de outubro, quando o contrato com a operadora dos equipamentos foi encerrado.
Sem os equipamentos, motoristas infratores podem andar acima da velocidade máxima permitida na via sem a preocupação de serem flagrados pelos equipamentos.
Os radares ficavam em pontos estratégicos e com altos índices de acidentes. Vias movimentadas, como as avenidas São Carlos, Getúlio Vargas, Bruno Ruggiero e Tancredo Neves contavam com equipamentos. Outros três móveis faziam a fiscalização em diferentes pontos também.
Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, um edital deve ser lançado ainda neste mês para a contratação de uma empresa para instalar e operar a fiscalização eletrônica na cidade. Em 29 de novembro, o Paulo Sérgio Luciano, titular da pasta, havia afirmado que a licitação sairia “nos próximos dias”, o que não ocorreu.
Os detalhes da licitação não são conhecidos. Não se sabe, por exemplo, quantos radares serão operados na cidade, quais os locais serão colocados, tampouco os tipos de equipamento e fiscalização que será feita.
Nos dois últimos meses de 2021, na comparação com o último bimestre de 2020, tiveram aumento de 5,9% no índice de acidentes. Foram registrados, entre novembro e dezembro, 197 ocorrências sem vítimas, ante 186 do ano anterior.