Apesar da água boa para banho, um Sol para cada um, paisagem quase idílica e o feriadão de Natal, o Broa atraiu poucas pessoas nesta sexta-feira (24).
E quem foi pode aproveitar cada centímetro quadrado de areia com conforto. Cerca de 600 pessoas, a maior parte convidados, entraram no balneário hoje.
Com pouca gente nas areias, houve espaço de sobra para famílias e crianças. Cenário bem diferente do registrado no fim do ano passado, quando milhares se amontoavam e disputavam espaço à beira da água.
Quem pagou os R$ 50 por veículo quis aproveitar. Não são poucas as famílias que aproveitaram passagem pela cancela para dar uma esticada, como o caso de José Maria dos Santos Júnior, de Campinas.
Ele veio aproveitar a estadia para comemorar os 35 anos de casamento com Sílvia Santos. No gramado do Broa ele montou acampamento. Há quartos para si, filho, esposa e neto e uma cozinha. Quem vê a organização do espaço esquece que foi montado de improviso. Há coolers para carnes, outro para bebidas, um fogão de duas bocas e churrasqueira.
Depois do almoço, o casal só quer se refrescar. “Está muito quente, tem um ventinho, mas o sol está rachando de calor e a água está boa para nadar”, comenta José.
Responsável pela cozinha, Sílvia sente falta de uma torneira de água potável no gramado e tem se virado com a parceria do dono da padaria. De resto, é só comemorar as bodas de Coral.
“A gente vem em qualquer feriado, duas vezes por ano. É melhor do que praia. É bem mais barato”, comenta.
Em outro ponto da praia do Broa, uma árvore serve de suporte para uma churrasqueira a gás. Nela há asa de frango, linguiça e uns cortes bovinos. Em três famílias, Toni César Alves Carvalho, autônomo, vai comemorar com os mais próximos o Natal à beira dágua.
“A criançada veio junto e a água está ótima. Cuidaram porque estava ruim. Em setembro estava imprópria para banho e a Prefeitura deu um talento legal”, comenta.
Opção um pouco mais cara, a locação de casas de veraneio, foi a opção dos familiares de Maiara Elídio. O grupo composto por cerca de dez pessoas vai passar o Natal no Broa. “Só em família”.
O grupo veio de Americana em cinco carros. Os adultos se refrescam com cerveja, ao som de música alta e pés na grama. As crianças brincam intercalando a areia e a água. “É bem protegido, pois deixamos todos eles no colete na beirinha da água. Acho que é um local bem bacana para ficar em família”.
Espaço para solidariedade
Um grupo de amigos integrado por Rodrigo Oliveira arrecadou doces suficientes para a montagem de 250 kits para as crianças que estão no balneário. Eles, que se definiram como “frequentadores que amam o Broa”, juntaram os donativos. “Fizemos a arrecadação entre a gente e fazendo o Natal das crianças mais feliz”.