O Banco de Leite da Santa Casa de São Carlos está participando da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começa nesta segunda-feira (1º) e vai até 7 de agosto. Nesta edição, o tema é “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”. Hoje, o banco tem o estoque abaixo do ideal.
No “Agosto Dourado”, o banco terá o retorno de duas importantes ações que ficaram suspensas durante a pandemia de Covid-19: a equipe técnica do banco volta a orientar as mães que estiverem na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva sobre os benefícios da amamentação, e voluntárias irão passar pelos quartos para fornecer informações sobre o Banco de Leite.
“A Semana Mundial do Aleitamento Materno diz respeito a todo o apoio que a mãe tem que ter com a amamentação, desde o pré-natal, na Maternidade, o apoio no pós-parto e a volta ao trabalho. Sempre as equipes têm que estar apoiando a mãe e o bebê para um bom aleitamento”, afirmou a enfermeira responsável pelo Banco de Leite, Karine Silva.
LEIA MAIS
Podfalar, Mãe!: Novo episódio fala sobre alergia ao leite de vaca
Bebê pode comer biscoito de maisena?
Segundo o Ministério da Saúde, nos primeiros seis meses de vida do ser humano, o alimento mais completo e indicado é o leite materno. “Em relação ao bebê, vemos uma taxa de mortalidade menor naqueles que são amamentados. Os recém-nascidos que mamam no peito têm menos problemas gastrointestinais, menos problemas respiratórios, e o risco é menor de ter obesidade e doenças metabólicas na vida adulta”, complementou Karine Silva.
Já para a mãe, a enfermeira ressalta a redução do risco de hemorragia no pós-parto, além de diminuir as chances de desenvolver câncer de mama, câncer de ovário e problemas cardíacos.
Estoque
Hoje, o Banco de Leite conta com 50 litros de leite no estoque, mas segundo a enfermeira, o ideal seria ter o dobro da quantidade atual. Às mamães interessadas, as doações podem ser feitas direto na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573, na Vila Pureza.
A candidata vai passar por exames e fazer um cadastro. Após o registro, ela receberá frascos e outros materiais para fazer a doação em domicílio. Uma equipe do Banco de Leite irá buscar o frasco uma vez por semana.
O atendimento é feito todos os dias, incluindo feriados, das 7h às 18h. Mais informações ou dúvidas podem ser respondidas pelo telefone (16) 3509-1175.
VEJA TAMBÉM
Varíola dos macacos: vacina chega ao Brasil em setembro, diz ministério