Popularmente conhecido como Bentô Cake, o bolo na marmita originário da Ásia segue conquistando o coração dos amantes de doces. Em São Carlos (SP), a sobremesa também domina as confeitarias e faz os ‘doceiros’ já pensarem em novos produtos para a Páscoa.
Os bolos que cabem na palma da mão foram popularizados na Coreia do Sul e dominaram a cultura asiática. No Japão, o ‘bentô’ ou ‘obentô’ é um tipo de marmita que tem a refeição servida em bandeja, possibilitando o transporte dos alimentos.
Com a cultura coreana em alta principalmente por conta do fenômeno K-Pop, os mini-bolos logo viraram tendência. E assim surgiram os ‘bentô cakes’, com ‘marmita’ em japonês e ‘bolo’ em inglês, ou traduzindo, bolo marmita.
Além do seu tamanho, o que também ganhou a graça do público foi o personagem Flork, que geralmente vem acompanhado de frases irônicas, engraçadas ou até românticas, como explica a confeiteira Suzanna Irmer.
“Dá para fazer o que quiser, fazer vários desenhos, é uma ótima opção para presente, eu tinha um pouco de dificuldade, mas fiz vários testes até conseguir algo bacana. Hoje está vendendo muito bem, o pessoal encomenda para presentear amigo no serviço, namorado, são frases românticas, mais divertidas, e é muito bacana de fazer”.
Aumento de vendas
No início, Suzanna ficou receosa de começar a fazer os bolos porque a concorrência era muito grande, mas tudo mudou no momento em que viu que as redes sociais foram dominadas pelo Flork e a demanda estava muito alta. A partir daí, as vendas dispararam.
“Não estava esperando que venderia tão bem porque é uma coisa que o pessoal está fazendo em peso, tem muita gente que faz, só que a gente sempre busca fazer um bom trabalho e isso vem gerando resultados. Quase todo dia temos encomenda, fazemos em versão no tamanho que serve até duas pessoas, então o preço também é bacana, tem um custo benefício legal, e aumentou 80% as encomendas desde quando comecei”, disse.
O sucesso é tão grande que a marmita chega até a ser deixada de lado e a decoração é ampliada em outros tipos de bolo. “Faço o mesmo estilo de decoração em bolos de um, dois, três quilos. O pessoal está adorando esse tipo de decoração, mesmo quando não é o Bentô, e sim um bolo inspirado”, completou.
Expectativas para a Páscoa
Suzanna ressaltou que como geralmente tem muitas encomendas para a Páscoa, optou por não abusar da tendência nos ovos, mas deve fazer os bolos personalizados com inspiração da época para os clientes.
“A gente pode estar personalizando no bolinho, fazendo desenhos referentes à Páscoa, usando o personagem Flork, por exemplo, com orelhas de coelho para ficar caracterizado”, explicou.
No mundo da confeitaria são-carlense, no entanto, muitos já estão colocando o ‘Ovo Bentô’ para vender nas redes sociais, explorando o sucesso para ampliar as vendas. “O pessoal também está inovando e fazendo até ovos de páscoa estilo Bentô Cake, já vi inúmeros modelos. Eu não irei fazer porque nossas solicitações de Páscoa já são muito grandes e é algo que precisa de calma para escrever bonitinho, então acho que na correria para mim não seria conveniente, mas muita gente vai fazer”, concluiu.