Nesta sexta-feira (25), Dom Luiz Carlos Dias, bispo da Diocese de São Carlos (SP), realizará um ato pela paz na Ucrânia, às 10h, na Catedral Diocesana, e convida todos os fiéis a participarem do ato.
A mobilização acontecerá em sintonia com a iniciativa do Papa Francisco de consagrar Ucrânia e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, nesta mesma data, no Vaticano.
O Bispo Diocesano, convoca todo clero, religiosos e religiosas, e convida todas as paróquias, junto aos fiéis das pastorais, movimentos, organismos das comunidades, bem como pessoas de boa vontade a se unirem à Igreja Diocesana, trazendo cartazes de manifestação pedindo pelo fim da guerra e pela paz.
Pontualmente às 12h, os sinos de todas as igrejas da Diocese de São Carlos tocarão por cerca de 3 minutos em sinal de oração comum pela paz.
Comunidade Ucraniana
No Brasil, vivem cerca de 600 mil ucranianos e seus descentes, sendo que 10 mil estão no estado de São Paulo. Na capital paulista, os católicos ucranianos têm como referência a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na Vila Bela, zona Leste, ligada à Arquieparquia Católica Ucraniana São João Batista, com sede em Curitiba (PR).