O presidente Jair Bolsonaro anunciou o nome da professora doutora Ana Beatriz de Oliveira para a reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ela era o segundo nome na composição da lista tríplice, votada pela própria instituição.
A decisão foi publicada nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União. Nesta chapa, Ana Beatriz era candidata a pró-reitora de extensão.
Pela a lei, a universidade elege a lista tríplice de candidatos, que em sua maioria é composta por três pessoas da chapa vencedora. Com isso, o presidente escolhe quem deve ocupar o cargo de reitor na universidade.
Tradicionalmente, o reitor que assume o cargo é o mais eleito entre a comunidade universitária. Na eleição de 2020, a chapa vencedora Juntos pela UFSCar era representada pelo Professor Adilson de Oliveira, docente do Departamento de Física (DF-UFSCar) e teve 66% dos votos.
No entanto, o processo que estava em andamento foi anulado pela Justiça após professores de uma das chapas entrarem com uma ação e o período de candidaturas foi aberto novamente. Na ocasião, a chapa e grande parte da comunidade universitária consideraram a suspensão como “um ataque à democracia”.
Questionada, a UFSCar informou que não deve se posicionar na manhã desta sexta (15).
Conheça a reitora
Graduada e Doutora em Fisioterapia pela UFSCar, com aprimoramento em Saúde e Segurança Ocupacional pelo Instituto Sueco de Vida no Trabalho (Arbetslivsinstitutet), Ana Beatriz de Oliveira é professora do Departamento de Fisioterapia da UFSCar desde 2009 (sendo hoje Professora Associada II) e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar desde 2011.
Supervisionou um pós-doutorado, orientou 8 mestrados e 6 doutorados, além de mais de 20 alunos de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso e Extensão. Publicou 67 artigos científicos e quatro capítulos de livros. Coordena o grupo de pesquisa Cinesiologia Clínica e Ocupacional desde 2011.
Foi chefe (2011-2012) e vice-chefe (2013, 2020) do Departamento de Fisioterapia da UFSCar, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFSCar (2014-2018), vice-coordenadora pró-tempore do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar (2019) e participou como membro titular de diversos conselhos superiores da UFSCar desde 2011.