O centro de tratamento de sequelas da Covid-19 do Instituto de Física de São Carlos, da USP, ultrapassou a marca das 4,1 mil sessões de tratamento nas áreas de fisioterapia e odontologia, com 100% de reabilitação.
De acordo com o Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19, 340 pacientes passaram por tratamentos no local.
Com uma reabilitação que atinge os 100%, foram atendidos, na área de fisioterapia, casos de dores musculares e articulares, processos de fadiga moderada e grave, dificuldades respiratórias, formigamento (parestesia), tonturas e alterações de equilíbrio. Já na área odontológica, foram atendidos casos de ausência parcial ou total de olfato e paladar, zumbido nos ouvidos e paralisia facial, sendo que no conjunto dos procedimentos o resultado é considerado “extraordinário”, pelo instituto.
LEIA MAIS
Julho será de tempo seco e altas temperaturas; veja como fica
UFSCar debate impactos provocados pelos cortes na verba, veja a conta orçamentária
Através destes tratamentos, nos últimos seis meses os pesquisadores conseguiram concluir duas publicações científicas internacionais relativas aos processos e protocolos adotados. Em julho, novo artigo será publicado, sobre a identificação de outras sequelas, entretanto detectadas e igualmente provocadas pelo coronavírus.
O centro é o resultado de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Saúde de São Carlos, Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, IFSC/USP e o Instituto Inova/Citesc (Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde).
VEJA TAMBÉM
Moradores de Ibaté têm um mês para aderir ao Refis 2022; veja como