Toda quarta-feira, a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses “João Trevizan”, Dra. Cláudia Boschilia, juntamente com a Guarda Municipal de
Ibaté, atende denúncias de maus-tratos à animais.
“Essas denúncias são realizadas pelo site http://www.ssp.sp.gov.br/depa e, com apoio da Guarda Municipal, a gente procura checar. Em caso de constatação, são tomadas todas as medidas cabíveis. Lembrando que maus-tratos a animais é crime, de acordo com a Lei Federal n°. 9.605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa, e que qualquer pessoa pode denunciar”, explicou a profissional.
A veterinária lembra que, infelizmente, o setor é procurado diariamente para abrigar cães e gatos, sobretudo, por pessoas que os recolhem das ruas ou pelos próprios proprietários que simplesmente não os querem mais. “Não existem órgãos que possam recolher animais. Se você pretende ajudar e resgatar um animal, tenha em mente que a responsabilidade será sua até encontrar um novo lar para ele”, lembrou Cláudia.
Além de atender as demandas de denúncias, o CCZ de Ibaté disponibiliza consultas das 13h às 16h30 durante a semana [menos de quarta-feira e aos finais de semana]; “Esse atendimento é feito por ordem de chegada. Já a castração é realizada das 8h às 12h, por agendamento prévio mediante cadastro presencial”, afirma a veterinária.
O CCZ de Ibaté também tem cães e gatos para adoção. Os animais são castrados, vermifugados e estão com vacinação de raiva anual em dia. “Os interessados em fazer uma adoção podem procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan” de Ibaté pelo telefone (16) 3343-7031″, finaliza Cláudia.