Pesquisa realizada no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na UFSCar, aponta níveis satisfatórios de aceitação de chocolate enriquecido com biomassa de banana.
A pesquisa apontou também maior valor nutricional, maiores níveis de prebióticos, fibras e antioxidantes, deixando o produto mais saudável.
De acordo com os autores da pesquisa, a indústria pode considerar o uso da biomassa na substituição do açúcar refinado, reduzindo o valor calórico da mistura.
Avaliação sensorial
Durante o teste sensorial, os participantes deram notas ligeiramente melhores nas características de aparência, cor, brilho, sabor, consistência e crunchiness (termo aproximado a crocância em português).
Na avaliação, 56% dos participantes disseram que “certamente comprariam” o chocolate com 15% de biomassa de banana e outros 31% “provavelmente comprariam”. O teste “0” (sem biomassa de banana) teve 47% e 14%, respectivamente. O estudo completo pode ser conferido aqui.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.